quarta-feira, 2 de março de 2011

Senso Crítico



Cada vez com mais frequência, é comum a propagação, na mídia, de discursos aparentemente messiânicos. Em sua grande maioria, acabam utilizando, contraditoriamente, aquilo que está sendo criticado para se estruturarem. Na realidade, também buscam o engrandecimento de suas  imagens e, assim, o fortalecimento de suas instituições. 

Sem assumir partido prévio, acredito que o fundamental é estar atento e acionar, sempre, o senso crítico a todo conteúdo com o qual se tem contato. Se a finalidade principal da mídia é pautada na lógica econômica, e as visadas informativa e de entretenimento ocupam posição periférica, cabe ao seu público refletir sobre isso e formar seus posicionamentos. Mesmo que haja uma instância de produção midiática superior e predominante, ainda há outras instâncias, o que possibilita a comparação, a discussão e o entendimento pessoal dos fatos apresentados. Portanto, não considero sábia a defesa imediata de informações esfuziantes. Um tempo de revisão sempre é oportuno para que as avaliações não se percam nas emoções. 

Nesse contexto, chego à conclusão de que, por mais que, às vezes, a mídia seja incisiva em suas colocações e até parcial, a responsabilidade é, exclusivamente, do receptor da informação. Cabe a ele se posicionar. Principalmente, acerca desses discursos "messiânicos", cujas entrelinhas atiram em suas próprias direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário